Mercado Livre
de Energia

Somos especializados em migração e gestão no MERCADO LIVRE de energia. Alguns consumidores com perfil para esse mercado, por desconhecerem os benefícios acabam permanecendo no MERCADO CATIVO.

Os benefícios de migrar para o mercado livre pode representar economia mensal na faixa de 30%.

A redução das tarifas, a previsibilidade de preço, a inexistência do horário de pico e das bandeiras tarifárias favorecem essa modalidade.

Quem pode ser livre?

Consumidores livres

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 2.000 kW podem adquirir energia de qualquer fonte de geração

Consumidores livres “especiais”

Possuem demanda contratada igual ou maior que 500 kW, e menor que 2.000 KW, podendo contratar energia somente proveniente de fontes renováveis, como usinas eólicas, solares, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), entre outras, obtendo desconto na TUST/TUSD.

Também é possível migrar como consumidor especial atingindo 500 kW, por somatório de unidades com o mesmo CNPJ ou ainda pela comunhão de fato (área contigua sem separação por via pública),

Faça uma análise da sua conta de energia

Envie-nos uma conta de energia para uma análise sem compromisso. No mínimo você saberá se sua conta de energia está sendo faturada corretamente.

Clique aqui

Benefícios da Migração

Sobrepreço

O consumidor livre não paga os custos da sobrecontratação das distribuidoras e tampouco as ”Bandeiras Tarifárias” e o seu preço é igual na Ponta e Fora Ponta para a energia!

Previsibilidade

Fazendo uma compra de longo prazo o consumidor consegue prever os custos de energia elétrica. Os aumentos de tarifas nas revisões de tarifas de energia não são percebidos pelos consumidores do Mercado livre, não há diferenciação de preço nos Horários de Ponta e bandeiras tarifárias.

Competitividade

A permanente concorrência entre geradores e comercializadores torna o ACL mais competitivo, reduzindo preços e promovendo aumento da eficiência. Também estimula a inovação em relação aos produtos e serviços. Dessa forma, o mercado livre possibilita uma diminuição nos gastos com eletricidade, tornando seus consumidores mais competitivos em seus respectivos ramos de Atividade!

Poder de escolha

O consumidor toma as decisões referentes à compra de energia, podendo escolher a fonte desejada e seus parceiros comerciais. Ou seja, ele compra do comercializador ou gerador da sua escolha! E não há alteração no relacionamento com a sua Distribuidora ou atendimento físico! Condições aplicáveis à consumidores cativos também são no livre, exemplo: pedidos de aumento ou redução de demanda.

Flexibilidade

As condições de contratação são negociadas livremente, tais como preço, volume, prazo, fonte de geração, forma de reajuste e flexibilidades contratuais, prazos de pagamento, garantia contratual entre outros aspectos.

Sustentabilidade e Economia

Consumidor pode comprar uma energia de fonte renovável e ainda ter descontos na TUSD/TUST

Adesão, Representação
na CCEE e Gestão da Energia

O consumidor que deseja ser livre precisa contar com um profissional capacitado ou uma empresa capacitada para garantir a segurança necessária no mercado livre de abaixo e dentre as principais de adesão, representação e gestão, abaixo apresentamos algumas delas.

Adesão na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e representação perante aos órgãos responsáveis e com a concessionária;

Mapeamento e a modelagem da energia na CCEE, e toda operação no sistema Cliqccee;

Conformidade dos dados de consumo no SCDE (Sistema de Coleta de Dados de Energia);

Operacionalizar todas as informações junto à CCEE – registro e validação de contratos bilaterais, sazonalização e modulação;

Compra e venda de excedentes, sobra/déficits de energia, no curto e longo prazo;

Garantias financeiras: estimativa, validação e informe dos valores a serem aportados;

Liquidação Financeira no Mercado de Curto Prazo da CCEE: Análise dos relatórios de contabilização da CCEE e posição final do agente (credor / devedor), controle das datas para pagamento ou crédito na conta específica;

Contribuição Financeira;

Verificar e controlar as penalidades por insuficiência de lastro de potência e consumo;

Controlar os valores das cotas do Proinfa atribuídas à unidade consumidora do mercado livre;

Acompanhar o consumo mensal da unidade, de forma a identificar o enquadramento do consumo real x contratado.

Elaborar os relatórios gerenciais e boletins informativos;

Resultado mensal – Comparativo entre mercado livre e regulado e identificação de possível otimização;

Reuniões periódicas de apresentação de resultados (economia) dos custos com energia elétrica e panorama geral setor elétrico;

Site desenvolvido por Agência Moka.
Todos os direitos reservados à Ativvo Consultoria Energética.